domingo, 25 de novembro de 2018

Importância de uma alimentação saudável no equilíbrio do organismo humano

A alimentação é uma necessidade básica vital comum a todos os seres vivos.

Existe uma grande diversidade de alimentos de origem animal, vegetal e mineral.


Os alimentos são constituídos por substâncias indispensáveis ao nosso organismo, designadas por nutrientes, os macronutrientes, como as proteínas, os hidratos de carbono e os lípidos, e os micronutrientes, como as vitaminas e os minerais. Ambos apresentam funções específicas e importantes no organismo para assegurar todas as actividades vitais, no entanto apenas os macronutrientes nos fornecem energia.

Macronutrientes
As proteínas, os lípidos e os hidratos de carbono formam o grupo dos macronutrientes, pois são os nutrientes que necessitamos em maiores quantidades e também os que existem nos alimentos em maiores proporções. Os macronutrientes fornecem energia (kcal) ao organismo.


Micronutrientes
Os micronutrientes tais como as vitaminas e os minerais, são nutrientes que apesar de não nos fornecerem energia, têm funções específicas indispensáveis ao bom funcionamento do organismo.


  1. Quais as funções desempenhadas pelos nutrientes no organismo?

  1. Distingue nutrientes orgânicos de nutrientes inorgânicos, dando exemplos.


Alimentação Saudável

Completa - Devem-se ingerir ao longo do nosso dia alimentos de todos os grupos.
Variada - Dentro de cada grupo devemos variar os alimentos ingeridos ao longo do dia.
Equilibrada - Devem-se respeitar as porções diárias recomendadas e as quantidades de equivalentes indicados.


Uma Dieta Equilibrada:
Aprender os nomes e as fontes de tipos de alimentos necessários para uma dieta equilibrada e os diferentes usos dos alimentos no corpo.

  1. Relaciona a alimentação saudável com a prevenção das principais doenças da contemporaneidade (obesidade, doenças cardiovasculares e cancro), enquadrando-as num contexto histórico da evolução humana recente.


A Dieta Mediterrânica na Promoção da Saúde

São característicos da Alimentação Mediterrânica alimentos como as frutas, os produtos hortícolas, cereais integrais, leguminosas, frutos secos, azeite, peixe, carnes brancas, queijo e iogurte, e quantidades moderadas de vinho tinto. Esta alimentação representa os hábitos alimentares mais comuns dos países da bacia do Mediterrânico.

Pirâmide de Alimentação Mediterrânica


Sem comentários:

Enviar um comentário