terça-feira, 6 de novembro de 2018

Dia lnternacional para a Consciencialização do Linfoma - 15 de Setembro

Assinalou-se, no dia 15 de setembro, o Dia Mundial do Linfoma. Com o objetivo de aumentar o «conhecimento da população sobre o que são os linfomas», a Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL), bem como a Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL) e a Associação de Apoio aos Doentes com Leucemia e Linfoma (ADL), decidiram divulgar um vídeo com sinais e sintomas deste tipo de tumor.

Pode dizer-se que o linfoma é um tumor maligno do sangue que origina o crescimento anormal das células do sistema linfático. Os linfomas podem dividir-se em dois tipos: linfomas de Hodgkin e linfomas não-Hodgkin. Este último é o tipo de linfoma mais frequente, abrangendo 90 por cento dos casos.

No entanto, o linfoma de Hodgkin é mais comum entre os adultos-jovens e é predominante no sexo masculino. Estima-se que em Portugal surjam 260 novos casos por ano deste tipo de linfoma, segundo o comunicado da APLL, ADL e APCL.

Os sintomas relacionados com esta doença podem manifestar-se de várias formas, nomeadamente com o tamanho dos gânglios linfáticos que podem localizar-se no pescoço, axilas ou virilhas.

Há ainda outros sinais como suores intensos durante a noite, febre, cansaço extremo ou repentina perda de peso que podem estar ligados ao linfoma.



Sem comentários:

Enviar um comentário