terça-feira, 29 de março de 2016

Importância da função excretora na regulação do organismo humano

As células durante a sua atividade (metabolismo celular) precisam de nutrientes e oxigénio e  produzem substancias tóxicas que são constantemente removidas pela circulação sanguínea.

O dióxido de carbono é eliminado através do sistema respiratório, as outras substancias tóxicas são eliminadas através do sistema excretor (pele e aparelho urinário).

Pele

A pele é o maior órgão do corpo. É responsável pela receção de estímulos do meio externo, pela defesa e proteção, pela produção de vitamina D, pela excreção de sais minerais e água e pela regulação da temperatura do corpo.

A pele é constituída por duas camadas. À camada exterior de células mortas dá-se o nome de epiderme. À camada de células vivas situadas por baixo da epiderme dá-se o nome de derme Diferentes terminações nervosas existentes na derme permitem-nos receber diferentes estímulos exteriores - dor, pressão e temperatura.


Sistema excretor ou urinário

O sistema urinário humano tem como principal função realizar a excreção, isto é, a remoção de resíduos produzidos pelo nosso metabolismo, em especial, os produtos azotados, tais como a ureia e o ácido úrico.



Sem comentários:

Enviar um comentário