Com a adolescência surge uma nova função vital "a reprodução". Esta nova capacidade exige uma nova e grande responsabilidade.
A responsabilidade dos adolescente começa com a construção de um Projecto de Vida baseado em objectivos pessoais e em tarefas a desenvolver para os atingir.
O Planeamento Familiar (PF) é uma componente fundamental na prestação de cuidados na área da Saúde Sexual e Reprodutiva, tendo como principal objectivo o apoio e acompanhamento de mulheres e homens no planeamento do nascimento dos seus filhos, sobretudo através do aconselhamento e contracepção. Para além destas vertentes o PF deve:
- promover uma vivência sexual gratificante e segura
- preparar uma maternidade e paternidade saudáveis
- prevenir a gravidez indesejada
- reduzir os índices de mortalidade e morbilidade materna, perinatal e infantil
- reduzir o número de infecções sexualmente transmissíveis
Em Portugal as consultas de Planeamento Familiar e os meios contraceptivos proporcionados pelo Serviço Nacional de Saúde são gratuitos.
Uma média de 12 adolescentes dão à luz todos os dias em Portugal
in: Jornal Público - 21.01.2011 - Por Maria João Lopes
Apesar de continuar elevado, o número de jovens que é mãe está a diminuir e 2009 foi o ano em que houve menos nascimentos desde 1970.
RTP - 02.06.2012
Só no ano passado, 3668 jovens entre os 12 e os 19 anos deram à luz nosso país, que apresenta assim uma das mais elevadas taxas de incidência de gravidez na adolescência na Europa.
http://www.rtp.pt/programa/tv/p28213/e13